<BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d19719256\x26blogName\x3dT%C3%B4+Feliz+da+Vida+!!!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://tofelizdavida.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://tofelizdavida.blogspot.com/\x26vt\x3d-7165927118161484800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
08 agosto, 2006




O real significado da felicidade



Outro dia, coloquei-me a pensar sobre a felicidade. Mais especificamente, sobre o real significado do que é "ser feliz".

Fui buscar explicações em alguns livros e encontrei na sua maioria. Primeiro, fui até o dicionário que define a felicidade como sendo um substantivo feminino, ventura, bem-estar, contentamento, bom resultado e bom êxito.

Depois, dirigindo-me para o campo filosófico, encontrei várias explicações.
Aristóteles, por exemplo, acreditava que com a felicidade identificam-se as melhores atividades. São Tomás de Aquino, na SUMA TEOLÓGICA, resume a felicidade como sendo "um bem perfeito de natureza intelectual". Kant, na CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA, disse que a felicidade é "o nome das razões subjetivas da determinação" e, portanto, não é redutível a nenhuma razão particular. A felicidade é um conceito que pertence ao entendimento; não é o fim de nenhum impulso, mas sim o que acompanha toda a satisfação.

No campo teológico, a explicação era mais diretiva e categórica, "a felicidade reside em Deus..."

Depois de consultar o material do qual encontrei todas as explicações acima decidi parar de procurar mais livros. Não que eu estivesse satisfeito com o que havia encontrado, mas porque eu sabia que não conseguiria encontrar uma explicação capaz de satisfazer a minha alma. Tudo o que consultei, de fato, é verdade, não questiono. Mas senti que faltava mais. Por isso, decidi que eu mesmo poderia tentar explicar o que significa ser feliz e assim o fiz.

Ser feliz é... é poder brincar, correr e pular na chuva.
Ser feliz é... ser surpreendido com um sorriso banguela de uma criancinha.
Ser feliz é... fazer castelinhos na areia.
Ser feliz é... pegar conchas na praia antes do sol brilhar.
Ser feliz é... cantarolar a qualquer hora do dia.
Ser feliz é... dançar com a pessoa amada.
Ser feliz é... brincar com os animais.
Ser feliz é... jogar conversa fora com os amigos.
Ser feliz é... ser surpreendido com um presente.
Ser feliz é... surpreender alguém com um presente.
Ser feliz é... acordar ao lado de quem amamos.
Ser feliz é... brincar como criança.
Ser feliz é... caminhar descalço na terra e na grama.
Ser feliz é... ver o formato das nuvens.
Ser feliz é... admirar o vôo dos pássaros.
Ser feliz é... deitar embaixo de uma árvore.
Ser feliz e... escutar que alguém nos ama.
Ser feliz é... dizer que amamos alguém.
Ser feliz é... desfrutar de tudo aquilo que a natureza tem.

Poderia escrever cem páginas que ainda assim deixaria de fora diversas formas de ser feliz.
Apenas desejei colocar um pouco do que, de fato, entendo como sendo o real significado da felicidade.

Tem muita gente que encara a felicidade como algo inalcançável, inatingível. Enganam-se, porque acreditam que a alma é exigente e por isso entendem que só podem ser felizes se conseguirem atender aos rígidos e rigorosos pedidos dela.

Mas a alma não é e nunca foi exigente. Ela é, na verdade, pura e sincera. Para satisfazê-la, não é necessário muito. Basta que a gente compreenda e interprete a voz que ela emite através do coração. Se escutarmos o que vem lá de dentro da gente, da nossa mais pura intimidade, compreenderemos o que é preciso fazer para ser feliz.



Beijos amores !!! Ótima semana para todos !







| Comente no Blogger: 3 | 10:27 AM